Francisco Cândido Xavier

Francisco Cândido Xavier nasceu em 1910 em Pedro Leopoldo (MG), filho de um vendedor de bilhetes de loteria e de uma dona de casa que morreu quando Chico tinha cinco anos. Ele e os irmãos acabaram sendo separados em diferentes lares.

Quando o pai de Chico se casou novamente, sua madrasta pediu a reunião dos filhos.

Aos dezessete anos, porém, Chico perdeu também a madrasta, e foi então que, ao deparar-se com um processo de obsessão espiritual sofrido por sua irmã, passou a estudar o espiritismo.

Em 1931 recebeu a visita de Emmanuel, iniciando sua carreira de escritor mediúnico somente interrompida por sua morte, em 30 de junho de 2002.

Em 1932 foi publicado o Parnaso de Além-Túmulo pela Federação Espírita Brasileira.

A obra, coletânea de poesias ditadas por espíritos de poetas brasileiros e portugueses, obteve grande repercussão junto à imprensa e à opinião pública.

Chico Xavier psicografou mais de 500 livros, sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade.

Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário.

O legado do médium ultrapassa as barreiras religiosas e ele é reconhecido como o maior “líder espiritual” do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por seu espírito humilde, sábio e altruísta.