POLÍTICA: NEM ÓDIO, NEM AMOR

Blog da EME - 2025-08-08T093405.773

Progresso de leitura

Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.

Magalhães Pinto (1909/1996), advogado, economista, banqueiro e político.

Façamos todos os dias essa reflexão: nunca seremos velhos demais para sonhar um novo sonho e realizá-lo, só depende de nós. Boas coisas e descobertas acontecerão em todas as fases de nossa existência, seja aqui na Terra ou na Vida além da matéria.

Com o tempo, vamos ficando com mais experiência dos valores acumulados, resultado dos erros e acertos, que são aprendizados. Com dor ou com amor, as escolhas são sempre nossas.

Alguns materialistas dizem que tanto Sócrates como Jesus escolheram o suicídio, o primeiro tendo a chance de fugir com arranjo feito pelos seus discípulos. Em 399 a.C., o filósofo recebeu o cálice contendo cicuta, o veneno utilizado para sua execução. Ele bebeu o conteúdo do cálice e, poucos minutos depois, morreu.

Jesus recebeu a “deixa” de Pôncio Pilatos, que foi um governador da Judeia, província romana do Oriente Médio, quando a região estava sob o domínio romano, que condenou Jesus à morte por insistência dos sacerdotes judeus. “Disse-lhe, então, Pilatos: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar, e autoridade para te crucificar?” (João 19:10)

Cada um sabe da sua luta, do seu sofrimento e da sua causa. Não permita que ninguém aponte o dedo e diga que você não deve ou não pode agir assim. Entendamos que a história era deles. E eles foram luz em nossas vidas, com seus exemplos de coragem, amor à vida e respeito às leis humanas.

Existem aqueles que plantam a discórdia, a rebeldia e a revolta, e existem aqueles que renunciam à vida por semear o amor e a sabedoria. Todos colhem, e eles vivem na plenitude daquilo que plantaram em suas vidas, de luz ou de sombras, de amor ou de dor.

O filósofo que viveu em Roma no primeiro século do cristianismo, Sêneca, afirmava com sabedoria o que ainda hoje nos negamos a compreender: “A vida não é breve. Ela é suficiente. Nós é que perdemos tempo com coisas inúteis”.

Sócrates e Cristo tinham cumprido sua missão e foi com a consciência tranquila e sem mágoas que retornaram ao esplendor da Vida Celeste para desfrutar da convivência de outros sábios gênios de estirpe.

Concluímos com alguns pensamentos:

“Um político pensa na próxima eleição. Um estadista, na próxima geração”

James Freeman Clarke (pregador e escritor norte-americano)

“Os políticos não conhecem nem o ódio nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento”

Philip Dormer Stanhope (político e escritor inglês – esse profetizou o Brasil)

“A maioria dos brasileiros tem medo do futuro. A maioria dos políticos tem medo do passado”,

Chico Anysio (Humorista, entre muitas coisas)

“Um projeto político verdadeiramente popular só se constrói com princípios éticos inegociáveis”

Frei Betto (frade dominicano – também “caiu do cavalo”, pois seus líderes desmoronaram a ética)

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO, diretor da Gráfica e Editora EME