Pois para isto é que fostes chamados, porque também o Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo para que lhe sigais as pegadas.
Pedro (I Pedro, 2:21)
Mais um Natal que se aproxima, mais um ano transcorrido de lutas nem sempre amenas.
E, enquanto as ruas se enfeitam, tornando as cidades mais luminosas e a azáfama pelas compras aumenta a cada dia, recolhe-te no íntimo do teu ser e faze um balanço das tuas vitórias e derrotas. Observa as tuas atitudes em relação aos irmãos de caminhada e verifica em que precisas modificar.
Se estiveres em paz com a própria consciência, terás motivos reais e justos para uma comemoração: as tuas conquistas interiores. E, nesse próximo Natal, reparte com Jesus a alegria por teres vencido a ti mesmo.
Entretanto, ao comemorares essa data máxima da cristandade, junto a familiares e aqueles que te são caros, não te esqueças de abranger com o teu olhar os pequeninos da vida, os desvalidos da sorte e, por eles, faze o que estiver ao teu alcance.
Medita nos teus deveres de amor e caridade e, se te faltarem alguns recursos para minimizar as carências alheias, tira um pouco da fartura do teu lar, moderando as tuas ambições por uma festa inesquecível, para que consigas suprir as necessidades de outros irmãos, a fim de que também eles passem um Natal com um pouco mais de alegria.
Que cheguem outros natais, que mais uma vez o nascimento de Jesus seja relembrado, mas que a humanidade se conscientize da necessidade de diminuir a dor e a fome que grassam por toda parte.
E, que esse Natal que irá chegar, não seja apenas mais um, mas que Jesus nasça também em teu coração, a fim de transformares os demais dias do ano, em outros tantos e abençoados natais!
LÚCIA COMINATTO no livro Felicidade é algo que se aprende