Nunca aja por impulso de uma raiva, ela nos leva a fazer coisas das quais iremos realmente nos arrepender.
Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita
Temos que considerar que o arrependimento sincero promove o desejo de ser melhor e, com isso, uma renovação na pessoa, também para não cometer os mesmos desatinos.
Um exemplo foi a resposta do então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, registrada em vídeo quando o juiz caminhava em Manhattan, Nova York e um manifestante pergunta se ele iria “responder às Forças Armadas” e “deixar o código-fonte ser exposto”, numa referência às urnas. “O Brasil precisa dessa resposta, ministro”, completa o manifestante.
Barroso então diz: “Perdeu, mané, não amola”.
O magistrado se arrependeu da fala, confessando que perdeu a paciência e exagerou na resposta.
Mais recentemente, ao fazer um balanço de seus dois anos à frente da Corte, Barroso afirmou que a única frustração de sua gestão foi a frase em que disse que “nós derrotamos o bolsonarismo”, durante um congresso da UNE em 2023. Ele classificou a declaração como “infeliz” e disse que ela passou a impressão equivocada de que o tribunal atuava contra um grupo político específico.
Só dá quem tem
Tenho aprendido a duras penas que é difícil manter o equilíbrio entre a razão e o bom-senso, e ser gentil e generoso. No vídeo, o jovem que se dirige ao “Senhor do Supremo” agiu com humildade, não foi agressivo, não ofendeu a autoridade, diferentemente de outros apelos e manifestações contra a Corte que têm ocorrido no Brasil e no exterior.
Só dá quem tem, não é verdade? Equilíbrio, serenidade, paciência, dignidade, respeito, atenção. Vou aprendendo que os espinhos que colho são plantas que cultivei. Que todo mundo pode errar, que se pode perder a paciência, mas que nem todo mundo perdoa.
Meu amigo do coração, ao qual visitei por três vezes e gravei mensagem de carinho dele para o povo de Capivari, o mineiro Chico Xavier, continua me instruindo com suas citações e também com frases próprias. Ele diz, por exemplo: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
E como o agora ex-ministro Barroso diz professar a fé judaica, vamos concluir com uma frase da Bíblia, de Provérbios (19:11): “A pessoa sensata controla seu gênio, e sua grandeza é perdoar quem a ofende”.
Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é diretor da Editora EME
 
				